A pick up dever ter alguns recursos básicos como:
- Pitch;
- Seletor de rotação;
- Contra-peso;
- Anti-skating;
- Tração magnética no motor do prato.
- Seletor de rotação;
- Contra-peso;
- Anti-skating;
- Tração magnética no motor do prato.
A pick up mais usada pelos Djs é o modelo Sl-1200 Mk2 da marca Technics. Este modelo revolucionou o mercado de toca-discos e é líder há vinte anos. Desse tempo para cá houveram pouquíssimas modificações devido à sua perfeição técnica para o uso em djing (o trabalho do dj). A Sl-1200 Mk2, ou MK2, como é mais chamada, revolucionou o mercado, pois incorporou como tecnologia um sistema de rotação do prato baseado em tração magnética, e não mais em correias, fazendo com que as velocidades das rotações (33 e 45) ficassem precisas.
3.1.a – O PitchComo a base do trabalho do Dj é igualar as velocidades das músicas, é fundamental que um toca-discos tenha um “pitch”. Pitch não é nada mais que um controlador progressivo de velocidades. Com ele você pode manipular positivamente ou negativamente a velocidade das músicas em até 8% da velocidade normal.
3.1.b – Seletor de rotação 33rpm e 45rpmÉ com o seletor de rotação que você escolhe a rotação dos discos. Os discos de vinil mais modernos possuem apenas duas rotações: 33 rpm e 45rpm.
Por conseqüência, as pick ups mais modernas utilizam apenas essas duas rotações. Você mudará a rotação na pick up conforme a rotação que o disco foi feito.
3.1.c – Contra-pesoO Contra-peso do toca-disco se localiza na parte inferior do braço da pick up para justamente contra balancear o peso que a agulha faz sobre o vinil. Com ele você pode regular uma força vertical maior ou menor sobre o disco. A função desse recurso é evitar que agulha pule com facilidade do disco.
3.1.d – Anti-skatingEste trabalha junto ao Contra-peso. Sua função e aplicar uma força horizontal no braço do toca- discos. Ele só funcionará bem se o Contra-peso estiver bem regulado. O grande benefício desse recurso é que ele pode evitar que um disco arranhado fique preso e repetindo continuamente (em loop). Nesses casos é só regular o Anti-skating para que ele aplique uma força para o lado oposto ao que o arranhão está impulsionando.
3.1.e – Tração magnética do motor do prato.
As pick ups mais antigas utilizavam outros sistemas de tração como por exemplo Correias e Catracas. Esses sistemas eram frágeis porque seu mecanismo era de contato físico, ou seja, tinha que haver contato entre uma Catraca e outra para o prato girar. Se por acaso esse prato fosse parado poderia danificar uma das Catracas ou arrebentar uma das Correias no caso de uma pick up de correia. As mais modernas e as melhores já utilizam um motor com tração magnética. Neste sistema não há contado físico e toda a tração é feita por Eletroimãs e com isso a pick up ganha uma maior performance e uma maior vida útil.
Marcadores: 3.1 Toca Discos